Aconteceu no dia 30 de Março (Sábado de Aleluia), a tradicional Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas, em sua 28a. edição, que traz como tema "Compreender as Diferenças é Receber Conhecimento".
Organizada todos os anos por Mametu Dango e Mametu Corajacy, o evento reúne membros de comunidades de matrizes africanas, devotos e simpatizantes.
Além da belissima imagem do cortejo, com muitas flores e água de cheiro, que tomam conta da movimentada Rua Treze de Maio do centro de Campinas, muitos grupos levaram músicas e danças, apresentaram várias manifestações da cultura africana.
Com a maciça presença de um público geral, estimado em 5.000 pessoas que assistiram a lavagem, contamos também com a presença do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, do secretário de Cultura, Ney Carrasco, assim como o diretor da Pasta, Gabriel Rapassi, que prestigiaram a lavagem das escadarias e a eles agradecessemos a atenção e as declarações de apoio como segue abaixo.
"Segundo Henrique, o ritual representa a resistência da comunidade negra em defesa da cultura, direitos e religiosidade. “A comunidade negra dá uma lição de luta contra a discriminação. Nesta lavagem, a luta pela resistência se fortalece de uma forma bonita e democrática”, disse."
"Para o secretario de Cultura, Ney Carrasco, a lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas “é a materialização do encontro de cultura e religiosidade, que marcam o sincretismo religioso brasileiro, além de ser uma festa bonita e alegre”."
"Devido a sua importância sociocultural e religiosa, a lavagem da escadaria foi incluída no calendário oficial de eventos do Município de Campinas por meio da Lei 9.715 de 1997 e no calendário estadual desde o ano de 2005."
Os nossos agradecimentos à todos os colaboradores, parceiros, as comunidades tracionais de terreiro, a imprensa, ao público presente, e a todos que direta ou indiretamente contribuiram para mais uma festa repleta de Alegria, Fé e Devoção.
Moxi Kione Kandandu o Onso!
(Um grande abraço a todos!)
* Galeria de Fotos (em Breve)
Fonte:
- Páginas da web:
* Prefeitura Municipal de Campinas
* Secretaria de Cultura de Campinas
* Religiões Afro Brasileira e Politica