quinta-feira, 8 de agosto de 2013

::: Seminário Muxima dia Muhatu



O evento organizado pela Inzo Rainha das Àguas Doces e diversas parcerias, está em sua 4a. edição e propoem um olhar das Comunidades Tradicionais de Terreiro para homossexualidade, o movimento LGBT e a prevenção da Aids/DST. Acreditamos que esta discussão é um dever de nossas Comunidades, vendo que somos umas das religiões onde mais se agrega a diversidade, tanto sexual, quanto étnica e de gênero.

Além do Seminário propor um espaço de discussão com as mulheres Lésbicas pertencentes ou não das Comunidades Tradicionais de Terreiro, também comparecerão representantes de Movimentos Sociais, Professores e Doutores prestando esclarecimentos, debate de ações e orientações preventivas à DST/AIDS e ainda o poder público trazendo as políticas do nosso município para a homossexualidade, o direito sexual e reprodutivo, além de outras atividades.
Breve divulgação de cronograma completo.



Dia.........: 01 de Setembro 2013
Local......: Sede do PT - Campinas
Endereço.: Rua: Barão de Jaguara nº 334 - Centro | Campinas - SP

INSCRIÇÕES GRATUITAS
Informações: inzomusamburainha@yahoo.com.br





* MUXIMA DIA MUAHTO: Palavra na língua Bantu pertencente ao Candomblé de Angola que significa Coração de Mulher
*  AXÉ e ILÊ: Palavras na língua Yoruba pertencente a Candomblé de Ketu, que significam, Axé:- energia, poder, força da natureza e Ilê:- terra, chão.


Makuiu à todos!
Gostaríamos ainda, de salientar que as comunidades tradicionais de terreiro, possui em seu âmbito social e familiar, o bem querer, o proteger, o zelo pelos seus filhos e sua comunidade. E este comportamento foi honrosamente expressado no documentário "O CUIDAR NOS TERREIROS", filmado nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís e Salvador. O vídeo mostra a diversidade cultural das religiões de matriz africana e sua visão de integração ao mundo e de auxilio nos processos de equilíbrio das pessoas.

Este lançamento é promovido pelo Ministério da Saúde DST/AIDS, a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, pela Superintendência de Segurança e Proteção à Saúde (SUVISA), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) e Programas Estaduais e Municipais de Salvador/Bahia.

Fonte: SMS - Secretaria Municipal Saúde/BA
 
 "O terreiro também é um espaço
 de prevenção e promoção da saúde."  



Kukula mu kiri kia Nzambi!
(Cresçamos na verdade de Deus!)


Kandandu!
(Abraços)








0 comentários:

Postar um comentário