História da LAVAGEM da Catedral


A Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas, acontece todos os anos, desde 1985, no Sábado de Aleluia e é uma mistura de fé, religião, tradição, cultura e celebra a resistência dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, com seu rico legado cultural e religioso.

Mãe Dango Hongolo é uma das grandes divulgadoras do Candomblé, que juntamente com Mãe Corajacy são as organizadoras do evento.  Vale ressaltar que, fora do Estado da Bahia, Campinas foi a primeira cidade a celebrar esse ritual no Brasil, tornando pública a existência do culto à Tradição dos Nkisis nesta região, e ainda, o evento faz parte do calendário oficial cultural de Campinas tendo sido aprovado em projeto de lei em 1997.

O ato religioso se originou após Mãe Dango, que exercia a função de gari, ter sido vítima de preconceito cultural e religioso, em frente a Catedral Metropolitana de Campinas (N.Sra. da Conceição), a quem Mãe Dango, no momento, rogou em prece para que não mais permitisse tal constrangimento, pois muitos dos africanos escravos e seus descendentes trabalharam para erguer tal construção, assim, prometera lavar as escadaria da catedral, em atitude contrária a intolerância, mas sim para disseminar o amor, a paz e a união.

 
Tal ritual não fica só por conta da lavagem das escadarias. Antes disso, os participantes fazem uma procissão que tem sua saída da Estação Cultura, descendo pela rua 13 de Maio em direção à Catedral, com cânticos, flores e muita água de cheiro, e que ao final da lavagem, perfumam o público presente. Durante o dia, várias atividades culturais e sociais são oferecidas aos que prestigiam o evento. Entre as apresentações estão: o Jongo, a Congada, a Folia de Reis, a Catira, a Dança Afro, a Capoeira, o Samba. No local ainda há barracas de comidas típicas e artesanatos. Hoje, o evento, reverencia a união entre as religiões, a diversidade e a confraternização entre raças e cultura. Abaixo confira fotos e vídeos de edições do evento. 

_______________________________________________

::: 28a LAVAGEM DA ESCADARIA  DA CATEDRAL DE CAMPINAS - Ano 2012 :::



 Tema: "COMPREENDER AS DIFERENÇAS
É RECEBER CONHECIMENTO!"


Fotógrafo: Oséas de Magalhães


_______________________________________________






























































































































































































































































































































 


































::: VÍDEOS :::



::: O OLHAR POR UMA LENTE :::

Gostaríamos de agradecer aos amantes da fotografia, sejam profissionais ou amadores, que todos os anos prestigiam e nos presenteiam com lindas imagens da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas, aqui nossa pequena homenagem. 

   ::: PEDRO RIBEIRO :::      



     ::: RINCON :::                 






    ::: ROBSON B. SAMPAIO :::  





     ::: SECRETARIA DE CULTURA DE CPS :::     

























0 comentários:

Postar um comentário